________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SER COMO O RIO QUE FLUI - Paulo Coelho

"Diante de mim havia duas estradas
Eu escolhi a estrada menos percorrida
E isso fez toda a diferença".
Robert Frost 

Na livraria , percorrendo pilhas e mais pilhas de títulos, chama-me atenção o autor Paulo Coelho. Separo alguns títulos, folheio seu conteúdo e logo me deparo com a frase acima registrada. Não resisto, levo o livro para casa, após perceber que havia uma mensagem que ele - o livro - queria me falar.

Escrito num período de dez anos - 1998 - 2008 - "para dar conta, conforme o autor explica,  de reflexões que fiz enquanto percorria determinada etapa do rio de minha vida".

"Decidi manter apenas 400 livros em minha biblioteca".

"É preciso ter serenidade e elegância para dar os passos mais importantes na vida... A serenidade vem do coração... A elegância é atingida quando todo o supérfluo é descartado, e o ser humano descobre a simplicidade e a concentração: quanto mais simples e mais sóbria a postura, mais bela ela será".

São relatos de momentos vividos, histórias que lhe foram contadas, reflexões enquanto percoria determinadas etapas do rio da sua vida. Trechos curtos, assuntos interessantes que se mesclam com esta leitora que, em muitas linhas se encontrou como protagonista, até como a que escrevia.




comentários de Inajá Martins de Almeida
____________________________________

Coelho, Paulo.  Ser como o rio que flui: pensamentos e reflexões.   / Paulo Coelho.  - Rio de Janeiro: Agir, 2009.

Nenhum comentário: