________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NÃO NASCEMOS PRONTOS - Mario Sergio Cortella

Quando de uma palestra do autor, a indicação do livro chama-me atenção. Agora cá está ele em minhas mãos.

O que faço então?

Primeiro passo: admiro a própria capa e lá encontro a indicação de que provocações filosóficas envolvem o não nascermos prontos.

Segundo passo:  aprofundo-me um pouco mais quando encontro o autor a nos elucidar de que "é a insatisfação que nos move" que "quando estamos insatisfeitos, criamos, inovamos, refazemos, modificamos e, assim, vamos nos construindo".

Terceiro passo: detenho-me tempo demorado no prefácio. É sempre um momento mágico, onde aquele que da obra fala, dá-nos pistas do que iremos encontrar nas páginas que nos convidam à leitura.  Percebo a inquietação do filho incumbido a prefaciar o livro do próprio pai. Tarefa difícil para qualquer um, mas que logo se vê mais a vontade, pois qualquer deslize seria relevado, uma vez que se não nascemos prontos, o dia-a-dia está a nos ensinar, a nos enriquecer em aprendizado; que os questionamentos levam ao aprendizado que gravita desde a era pré-cristã à nossa modernidade.  E, por fim, ao término da leitura, uma sensação de querer mais, de que o tempo foi vivido naquelas páginas. De que perguntas podem e devem gerar conhecimento. E, acima de tudo, deixa-nos uma "pensata" que, a mim fez vibrar e querer adentrar o universo do autor sem perda de tempo, pois "uma das melhores formas de se viver o tempo é ao lado de um bom livro. Aproveite!"  diz André Cortella


Quarto passo: adentro o conteúdo e logo encontro nas primeiras linhas Guimarães Rosa a chamar atenção ao fato de que "o animal satisfeito dorme". Assim percebo o quanto a insatisfação nos leva a tornar claro a escuridão que nos permeia.

Quinto passo: aqui me rendo quando na contra-capa o autor esclarece que "gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo". Nosso grande desafio, portanto, é resistir a inércia, ao repouso. O estar insatisfeito nos leva a conquistar, a criar, inovar, aperfeiçoar, modificar.

Surpreendentes as 31 "pensatas".


comentários de Inajá Martins de Almeida
__________________________ 

Cortella, Mario Sergio.   Não nascemos prontos!: provocações filosóficas.  /  Mario Sergio Cortella.   10 ed.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Nenhum comentário: