________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 20 de março de 2012

A EXPERIÊNCIA DA MESA - Devi Titus

Chamou-me singular atenção o tom verde de sua capa. Uma mesa, sutilmente delineada.  Ao centro uma cadeira branca. Pratos brancos. Copo de cristal. Talheres dispostas de forma ordenada. Toalhas individuais. Maçãs verdes.  Quadro perfeito.

A curiosidade, entretanto, foi além. Teci um plano sobre as mesas em minha vida e imaginei o que a autora me chamaria atenção, eu que acostumada fora às reuniões em volta da mesa - quando nossa família ainda se compunha de muitos membros. Hoje resta-nos lembranças maravilhosas de um passado longínquo, muito embora, ainda que escassas, as experiências à mesa se fazem sentir quando o momento o requer.

Logo ele, o livro estava em minhas mãos. Suas páginas folheadas com esmero percebo que muito temos a compartilhar - a autora, o livro e eu.

Seguimos para casa. Há pouco adentrara só àquela livraria, agora éramos os três a compactuar anseios pela leitura. A passos lentos conjecturava a cabeceira da cama, lugar que sempre me encaminha às reflexões, muito embora neste momento a leitura não encontrará eco. Só, neste momento, são elas, as lembranças distantes, que vem clamar pela possibilidade do presente.

E é ela, a autora, que me emoldura a mesa:

LUGAR DE PROPÓSITO
É o plano de Deus nos preparar uma mesa e deixar nosso cálice transbordar.

LUGAR DE PROVISÃO
Ademais, sabedor de nossas necessidades básicas nos dá e jamais nos deixa faltar o pão nosso de cada dia.

LUGAR DE PARTICIPAÇÃO
Sabe que é ao redor da mesa que devemos nos reunir para partir o pão, compartilhar a vide, fazer amigos, criar laços etenos, passá-los de geração à geração. Quem fizer parte da mesa, também terá parte Comigo.

E, ainda que as tarefas diárias venham  somar sobremaneira, a necessidade de fazer acontecer momentos à mesa se faz premente. Resgatar lembranças imemoriais do passado, ainda que distante,  e trazê-las ao hoje; condição "sine qua non".

Edificante leitura. Faz-nos viajar às nossas lembranças mais doces e profundas. Faz-nos querer organizar a mesa sempre que a oportunidade surja. Eu já tive as minhas experiências e não deixo jamais de aproveitá-las, de ocasioná-las. É gratificante sempre.

comentários de Inajá Martins de Almeida
_______________________

Titus, Devi  -  A experiência da mesa: descubra o que gera relacionamentos mais profundos e significativos  / Devi Titus; [traduzido por: Maria Eugênia da Silva Fernandes].  -  Rio de Janeiro: Graça, 2011

3 comentários:

Marilene Ferreira disse...

Eu também me apaixonei por este livro!
Já conhece o meu: "A Filha Amada"?
Como ama livros , nao deixe de conhece-lo.

Marilene Ferreira disse...

ehmarr 39

Inajá Martins de Almeida disse...

Olá Marilene

Prazer em sabê-la aqui.
Sim o livro é maravilhoso. As experiências nos fazem refletir nosso dia a dia.
Não conheço seu livro, o que julgo ser lindo pelo nome.
Vou buscá-lo sim.
Vamos manter contato sempre.
Abraço e até mais.
Inajá