________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 23 de março de 2012

JUAN GRIS - pintor espanhol

Clique sobre a imagem  
Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González (Madrid23 de março de 1887 - Boulogne-Sur-Seine11 de maio de 1927)[1], foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético.
Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.
No ano de 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume ApollinaireAndré SalmonMax Jacobe, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.
Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot.
Continuou a expor nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que faleceu, com 40 anos de idade.
Juan Gris foi homenageado com um doodle no dia 23 de março de 2012, na página inicial do Google [2]


Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Gris)


______________________________


Acrylic on canvas by Elvio Antunes de Arruda - clique sobre a imagem
______________________


Extasiados com a beleza das cores, os temas envolvendo música e instrumentos, Inajá e Elvio pesquisam imagens e encontram uma, em especial, que lhes chamam atenção, assim, sob a ótica e as mãos do artista na atualidade, surge uma versão de Juan Gris em acrílico.
 Magnífica tela, ornamenta ricamente com grande maestria nossa sala,  - são as mãos do cubista Juan Gris, nas mãos do contemporâneo Elvio Antunes de Arruda
Obrigada a ambos.


____________________
capturas de imagens, montagem, comentários e postagem de Inajá Martins de Almeida em 23 de março de 2012.

Nenhum comentário: