________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 14 de maio de 2010

FEITO À MÃO - Lygia Bojunga

Não sei exatamente se encontrei o livro, em meio a tantos que se apresentaram em minha mesa de trabalho para ser catalogado, classificado e colocado na estante, ou se ele veio ao meu encontro, querendo ressaltar as similaridades entre esta bibliotecária e a escritora. 
Este é o universo do livro: autores e leitores se mesclam, confundem-se, mesmo não se conhecendo, não se encontrando pessoalmente. 
Por um momento, parei tudo que estava fazendo; já não mais me via em meu trabalho; já não era mais a bibliotecária ali presente, mas a leitora que adentrava o livro e se via em suas linhas. Rememorava minha mãe, também falando com seus botões, sempre envolvida com suas agulhas, linhas e lãs, o que tempo antes me motivara a escrever muitos poemas entre lãs e linhas. 
 Fantástico encontro:

"... a mão que continua experimentando:
a palavra no papel,
a linha no pano,
a lã na tela." 

Assim é Lygia Bojunga, assim sou eu.


comentários de Inajá Martins de Almeida
_____________________________

Bojunga, Lygia.  Feito à mão; capa Miriam Lerner.   2ª ed., 2ª impr.   Rio de Janeiro: Agir, 2001.

Nenhum comentário: