________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

domingo, 30 de maio de 2010

A ARTE DA PRUDÊNCIA - Baltasar Gracián

Escrito em 1647  o autor se consagra e torna atual os trezentos aforismos que compõe a obra. Fala que temos de selecionar os amigos, para que afugentem dissabores; também que devemos saber usar os amigos - mantê-los a distância, purifica certos defeitos. Saber reconhecer os defeitos. Saber mudar. Ter algo a desejar. E tantos outros 
Realmente leitura diária.  




comentários de Inajá Martins de Almeida

_____________________

Gracián, Baltasar.  A arte da prudência: texto integral.   /  Baltasar Gracián.   tradução de Pietro Nassetti.  2ª ed.   São Paulo; Martin Claret, 2008.  (Coleção A Obra-prima de cada autor)

Um comentário:

Duanne Ribeiro disse...

Olá!

Estamos fazendo uma leitura compartilhada e comentada do A Arte da Prudência, falando de cada aforismo. Veja se te interessa: http://aartedaprudencia.blogspot.com/ Deixe também seu comentário, cada interpretação do Gracián que se acrescenta ajuda a entendê-lo com mais precisão =)