________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BISA BIA, BISA BEL - Ana Maria Machado

Quem não sente saudade das avós. Eu sinto, e quanta. A autora também, assim faz uma linda história que nos remete ao tempo, ao encontro daquelas que nos fizeram tão bem e tão felizes, tantas lições nos deixaram. Fizeram nos descobrir - a nós e ao mundo.
As tranças, as tramas, as agulhas, o encontro, as letras, os monogramas. Tudo nos é tão familiar. As conversas, as lições de vida, mais ainda, os retratos de família. 
Mais longe ainda nos leva a autora - a nossa bisavó. Suas histórias, as palavras, os costumes. Tudo tão diferente para uma criança na modernidade. Linda história, envolvente do começo ao final. Surpreendente a forma como a autora nos conta uma história tão familiar a tantas pessoas. A mim inclusive, que sentava a beira da cama de minha avó, ou até ao lado de sua rede, sempre com seu crochê, com suas leituras prediletas. Quantas lembranças que também poderiam ser contadas num livro. Quem sabe!


comentários de Inajá Martins de Almeida
__________________________

Machado, Ana Maria.  Bisa Bia, Bisa Bel  /  Ana Maria Machado; ilustrações de Regina Yolanda.  2ª ed.  - Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.

Nenhum comentário: