Quem não sente saudade das avós. Eu sinto, e quanta. A autora também, assim faz uma linda história que nos remete ao tempo, ao encontro daquelas que nos fizeram tão bem e tão felizes, tantas lições nos deixaram. Fizeram nos descobrir - a nós e ao mundo.
As tranças, as tramas, as agulhas, o encontro, as letras, os monogramas. Tudo nos é tão familiar. As conversas, as lições de vida, mais ainda, os retratos de família.
Mais longe ainda nos leva a autora - a nossa bisavó. Suas histórias, as palavras, os costumes. Tudo tão diferente para uma criança na modernidade. Linda história, envolvente do começo ao final. Surpreendente a forma como a autora nos conta uma história tão familiar a tantas pessoas. A mim inclusive, que sentava a beira da cama de minha avó, ou até ao lado de sua rede, sempre com seu crochê, com suas leituras prediletas. Quantas lembranças que também poderiam ser contadas num livro. Quem sabe!
comentários de Inajá Martins de Almeida
__________________________
Machado, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel / Ana Maria Machado; ilustrações de Regina Yolanda. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário