________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O MONTE CINCO - Paulo Coelho

O que é passageiro? - perguntou Elias
O inevitável!
E o que é definitivo?
As lições do inevitável.

 Não se pode gastar energia lutando contra o impossível. Não se trata de esperança no futuro. Trata-se de recriar o próprio passado.

Surpreendentes encontros levam o leitor ao fascinante enredo criado pelo autor, quando baseando-se num trecho da Bíblia (1 Reis, 18:8-24), procura mostrar ao homem contemporâneo que a persistência é um exercício de esperança. 

O autor, com uma linguagem filosófica,  reflexiva, de belo encanto e magia, consegue atrair minha atenção e me cativar do início ao fim do enredo. Quando do término da leitura, o desejo de uma releitura vem acompanhada pelo anseio pela busca de outros  títulos, eu que apenas havia lido um livro do autor, agora já me percebo a querer outros temas. Realmente me contagiou.


Ademais, o personagem Elias é sempre uma "caixinha de surpresa". Movido e motivado por grandes feitos, uma palavra tira-o do palco de grande cenário para o claustro de uma caverna. acompanhe o texto



comentários  e texto de Inajá Martins de Almeida
______________________________

Coelho, Paulo.  Monte cinco.   /  Paulo Coelho.   Rio de Janeiro; Editora Objetiva Ltda, 1996.     

Nenhum comentário: