________________________________________
"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".
Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”
"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".
Inajá Martins de Almeida
assim...
"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)
________________________________________________________________
“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”
Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)
____________________________________________________________________
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
FELIZ NATAL E ANO NOVO RADIANTE A TODOS
terça-feira, 13 de novembro de 2012
ENCONTRO LITERÁRIO EM RIBEIRÃO PRETO 2006
As protagonistas Eva Furnari, Angela Lago, Roseana Murray e Heloisa Pires Lima representam a tônica central deste esboço.
Com o tema Cacoete: uma reflexão sobre os tempos atuais, apresenta – segundo seu olhar de “artista criadora mais do que acadêmica e teórica” como se auto qualifica – um apanhado de transformações porque passaram os séculos, adentrando a nossa realidade atual.
Por pensar com imagens, seus livros são ricamente ilustrados mostrando as nuances dessas fases.
- “Como me sinto hoje em relação ao passado?”.
2- ANGELA LAGO
Vem com a magia das histórias que fazem sacudir o esqueleto, tema de um dos seus livros, ricamente ilustrado.
Logo na sua primeira fala, deixa transparecer uma sensibilidade impar quando diz “eu tenho a criança como mestre. Nas crianças vou encontrar uma inspiração e uma possibilidade que não teria sem elas”.
(Enquanto preparava os apontamentos para postagem, eis que uma luz verde me chama atenção: é Roseana que se encontra on-line. É a tecnologia compactuando a nosso favor. Breve conversa. Momento de reencontro saudoso. Eu apenas uma participante dentre tantas outras naquele evento. Ela uma referência a tantos quantos me ouvem ou me leem, quando então me premia com a frase:
"...quando se é um bom leitor, percebe-se a teia da aranha, porém não cai dentro dela..."
Bom rever este texto. Bom relembrar as cenas. O envolvimento naquele instante. É a literatura que irmana. Aproxima. Torna partícipes os participantes. Obrigada amiga escritora. Escritora amiga).
Apresenta seu livro a semente que veio da África: educando com equidade”, lenda sobre o baobá da África, porém o que a autora realmente quis nos dizer é que há uma “falta de equidade entre o repertório que apresentamos para nosso leitor”.
Algumas observações extras :
Para a antropóloga e escritora Heloisa Pires Lima, ao longo do século 20, as representações dos negros nos livros infanto-juvenis brasileiros foram muito limitadas, refletindo - e, às vezes, denunciando - as condições dessas pessoas na sociedade. "Na literatura, os papéis reservados aos negros eram de personagens escravizados, folclóricos ou submetidos a situações de exploração e miséria, como as empregadas domésticas e os meninos de rua". continue em
O baobá também é conhecido como a árvore da sabedoria, pois quando você senta debaixo de um baobá, você faz um elo com o Criador e clareia suas ideias... continue em
terça-feira, 6 de novembro de 2012
PAPÉIS VELHOS - VELHOS PAPÉIS - Inajá Martins de Almeida
domingo, 21 de outubro de 2012
A LEITURA COMO SIGNIFICAÇÃO
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
TEMPOS DIFÍCEIS
Contra sendo? continue lendo em
terça-feira, 18 de setembro de 2012
ÁLBUM DE RIO CLARO - Nelson Martins de Almeida
Ao atingirmos a marca das 70.000 visitas neste blog, quero fazer uma homenagem a uma pessoa muito especial - Nelson Martins de Almeida - meu pai.
Historiador incansável que aos noventa e quatro anos parte (09/05/2012), após deixar fabuloso legado, aos poucos resgatado por esta testemunha viva - sua filha Inajá.
A mim, toca-me profundamente o ter nascido na cidade paulista de Rio Claro no ano de 1950, quando então meu pai realizava trabalho histórico de inestimável valor para a cidade.
Quero neste momento, compartilhar algumas fotos retiradas do álbum, assim como trazer a lume um pouco daquele que foi meu exemplo de determinação, garra, fé. Legou-me as primeiras letras e o prazer pela leitura.
Fotos: Elvio Antunes de Arruda
Texto, montagem; Inajá Martins de Almeida
terça-feira, 31 de julho de 2012
DESCORTINANDO IDEIAS - Elanklever
clique sobre a imagem
_______________________
Tela em acrílico e Texto de Elvio Antunes de Arruda (Elanklever)
sexta-feira, 20 de julho de 2012
ALBERTO SANTOS DUMONT - 139º aniversário - homenagem Google
terça-feira, 19 de junho de 2012
ZABÉ DA LOCA
Ely Vieitiz Lisboa - http://replantiodeoutono.blogspot.com.br/
Belíssima reportagem. Desses encontros possíveis apenas quando se tem a alma inquiridora. Ávida por novidade.
Replantio de outono. Sementes que buscam por solos que possam germinar.
A semente fertiliza. Brota. Produz novas sementes.
Rica nossa cultura. Basta apenas termos olhar para sair das nossas quatro paredes.
Percebemos, então, a urgência em nos despir de falsos ornamentos. Esvaziarmo-nos de nós e deixar fluir o "poema de Deus" em nós.
É nesta manhã de outono que as lágrimas puderam se render à leveza suave de um rosto enrugado, olhos azuis esmaecidos. Mãos trêmulas mas que sabem elevar as notas em trinos exuberantes, como pássaros que gorjeiam livres no espaço.
Som da pedra. Melodia perceptível a alma voltada a natureza divina.
_______________________
postagem e comentários de Inajá Martins de Almeida
O ATO DE LER EM COMENTÁRIOS
segunda-feira, agosto 28, 2006
O poder de transformação da leitura
http://adrischmidt.blogspot.com.br/
_________________________
http://books.google.com.br/books?id=WD9hkIJrdEYC&pg=PA57&lpg=PA57&dq=inaj%C3%A1+martins+de+almeida&source=bl&ots=ltusZXzesl&sig=R4EeCgFRnvl2fNb-I4OqpqJtH9o&hl=pt-BR&sa=X&ei=tawTUuTAOYPc9ASnooHYAg&ved=0CD0Q6AEwBTgy#v=onepage&q=inaj%C3%A1%20martins%20de%20almeida&f=false
_________________________________
sábado, 16 de junho de 2012
ADAGIO - Tomaso Albinoni
sábado, 19 de maio de 2012
O TERCEIRO ATO DA VIDA
Uma atriz – Jane Fonda. Há muito acompanho seu trabalho. Mulher linda. Talentosa. Família de artistas. Escritora. Palestrante. Motivadora. A mim pode me levar a novas pesquisas. Às linhas.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
NELSON MARTINS DE ALMEIDA: quase um século de história
Os livros - paixão sempre presente. Interessado pela leitura e pelo transmitir o gosto e o saber de sua importância, tem no interesse da nova geração o galardão maior. Ademais