Esse foi o tema da redação das provas do Enem, neste domingo, quando fui aplicadora.
Como base havia três textos pequenos, sendo que o primeiro era de Inajá Martins de Almeida. O ato de ler -
www.amigosdolivro.com.br Quero resgatar parte do texto, pois o mesmo reportou-me ao projeto do meu grupo. Reforçando a idéia da significação das
imagens...."Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números, faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma
imagem, um som, um olhar, um gesto."
As imagens foram a nossa primeira leitura e conseqüentemente serviram como base do nosso desenvolvimento intelectual.
As vezes algo simples, que parece pequeno na realidade contribui e muito para nossa formação integral.
Assim também é o ato de brincar. Que não é uma simples brincadeira é algo muito mais complexo. O ato de ler tão pouco utilizado em nossa civilização muda a postura dos seres. Quanto mais se lê, mais se quer ler e quanto menos se lê... Para ser um leitor não basta ser alfabetizado, decodificação mecânica não nos ajuuda a crescer, mas a assimilação, sim!
Em nossa especialização também vemos a importância que se dá para leitura e pela universalização dela, através de diversas sugestões e pela própria atividade da ficha de leitura onde disponibilizamos a quem interessar possa, o que lemos e onde encontramos as mesmas.
Temos medo do que não conhecemos e o ato de ler pode nos ajudar a vencer esses medos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário