________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

domingo, 29 de abril de 2012

CERTO OU ERRADO - Carminda Nogueira de Castro Ferreira


"Entre os anos 2003 e 2010, Mattos Filho Advogados contou com a assessoria da Professora Carminda Nogueira de Castro Ferreira – Dona Carminda, como era conhecida aqui – que elaborou mais de 100 edições do boletim Certo ou Errado, no qual dava dicas sobre gramática e uso correto da língua portuguesa. Esses boletins se transformaram em um livro, lançado em agosto de 2010, pouco tempo antes de Dona Carminda falecer.

Aproveitando que 2012 é o ano oficial da adoção das novas regras gramaticais, passaremos a publicar as dicas de Dona Carminda aqui na nossa página. Além de homenageá-la, as dicas certamente serão úteis a todos! 

Confira, periodicamente, rápidas notas sobre o correto uso da língua portuguesa na página de MF!"

Fonte:

_______________________________
Na apresentação João Ricardo de Azevedo Ribeiro escreve: 

"Este livro reproduz todas as edições do Boletim Certo ou Errado?, preparado e distribuído internamente para os integrantes do Escritório...
A responsável pela preparação do Boletim Certo ou Errado? é dona Carminda [a qual] realiza um trabalho um trabalho de consultoria para o Escritório na revisão da redação de textos desde o início da década...
Dona Carminda é um sucesso! Com conhecimento técnico imbatível da língua portuguesa, sensibilidade, bom humor, didática e perspicácia, conquistou um público cativo que alimentou com dúvidas e interesse a produção do nosso rico Boletim ao longo dos anos..."

clique sobre a imagem
______________________

Ao longo dos seus oitenta e nove anos, dona Carminda amealhou amigos e fãs incondicionais. A mim como aluna na EBDESC (Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos) levou-me ao amplo conhecimento das letras, assim como o gosto maior pela área da biblioteconomia. Mostrou-me que, ao recolher retalhos das suas várias matérias, alargasse os horizontes além daquelas aulas, orientação esta que ávida introjetei ao meu viver diário.
Os retalhos puderam acompanhar meu viver bibliotecária. Levar minha opção à paixão e convicção.
Agora com o livro Certo ou errado? em mãos, ofertado por Solange Simões, percebo mais um retalho recolhido. Mais um retalho alinhavado na colcha que não tem fim.
Exemplo de professora - mestra das mestras - amiga, conselheira. Dessas pessoas que entram em nossas vidas e se tornam inesquecíveis.
O livro traz indicações magníficas para nosso dia a dia. Palavras empregadas de várias formas e significados. Um manual prático da nossa gramática.
Muito bem elaborado. Muito bem formatado. Guia prático dos mais valiosos.
________________
Ferreira, Carminda Nogueira de Castro.  Certo ou errado?  / Carminda Nogueira de Castro Ferreira:  São Paulo, 2010.       

2 comentários:

Unknown disse...

Inajá, querida.... fico bastante emocionada toda vez que entro no seu blog e me deparo com alguma referência à minha querida mãe... Nem sei como agradecer todo o carinho que demonstra por ela, bem como o respeito e a dignidade com que trata cada um de seus trabalhos. Tenho muito orgulho de ser filha dela e, em nome da família toda, quero agradecer a sua atenção!!!! Abraços. Rosa

Inajá Martins de Almeida disse...

Rosa querida

Como é bom este contato.
Você pode imaginar a surpresa quando Solange entrou em contato e me endereçou o livro e a foto.
Não me é nada difícil falar sobre dona Carminda.
Hoje, momento em que os professores estão desacreditados, desrespeitados, eu posso me sentir feliz e agraciada pois posso estar em sala de aula, junto ao grupo adolescentes aprendizes da RASC.
Percebo que meu amor ao trabalho, ao que acredito, aos meus professores, em especial a dona Carminda, tem feito uma reviravolta na cabeça desses jovens.
Não são muitos, em torno de 35, os quais serão multiplicados gradativamente, que tem oportunidade de perceber e fazer a diferença num momento em que os jovens também estão desacreditados perante a sociedade.
Estou formando a colcha de retalhos. Se você puder encaminhar mais informações, fico imensamente feliz.
Eu estive muito tempo afastada. Dona Carminda não acompanhou minha trajetória profissional, mas eu jamais me apartei das suas recomendações - dos retalhos.
Ei-los aqui. Continuo a recolhê-los.
Um beijo e parabéns para nós todos - filhos, alunos, colegas, amigos.