________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

UMA VISTA ALÉM DE UM PONTO

RECOLHENDO RETALHOS DE LEITURAS


Uma vista além de um ponto!
É possível?
Sim.

Um ponto sobre nossa vista
A vista que nos torna imaginativos
E nos faz ir além do ponto.

Um retalho de um ponto
Uma leitura além da vista
Que nos faz transpor as linhas.

As linhas além do ponto
O ponto que tece as linhas
Mosaico de leituras em retalhos !

_____________________________________

Investir tempo na criação de um projeto. Maravilhoso. Simplesmente maravilhoso podermos nos dedicar a algo que toca profundamente nossa alma. Foi o que aconteceu na tarde do dia cinco de janeiro deste ano que se inicia e promete grandes realizações.

A abertura deste blog já passou por várias transformações desde sua criação em 03/02/2010.

A primeira arte fora criada por Elvio. Sua vista então inventiva, imaginativa de artista,  percorria as linhas nas leituras várias. Recolhia retalhos e nas linhas, pontos sobre leituras as mãos escrevia.

Muito significativa para a proposta do trabalho que se iniciava.  Tramava-se assim um ponto com linhas que a vista alcançava. Era-me dado um presente. Era a dedicação do encontro, dos retalhos recolhidos, das leituras compactuadas.

Esta permaneceu durante um longo período, até que a ideia almejou um novo ponto e a vista recolheu um retalho e teceu uma nova imagem.


Assim, ao atingir a marca das 12.000 visitas, em 13/04/2011, busquei nova formatação para a janela de abertura do blog.

A foto, parte de um ensaio feito por Elvio Antunes de Arruda, na Biblioteca Altino Arantes em Ribeirão Preto em dezembro de 2007, para compor a capa da primeira edição do livro Definições Reflexivas: grandes detalhes, fora então escolhida, por ter grande representatividade para esta que escreve.

Nesse momento, era eu que almejava retribuir o carinho e dedicação por tantos retalhos amealhados ao longo do percurso. E a foto tinha um significado todo especial. Conhecíamos toda a trajetória da criação. Pudemos participar e compactuar do mesmo momento. Assim, porque não perpetuar essa lembrança? Porque não dividir nossas realizações com nossos amigos que se encontram em toda parte. Aqueles que nos são presentes. Ainda que no virtual, tão reais.


Agora decorridos esses meses, os retalhos sendo levados aos mais recônditos rincões, sinto anseio em premiar meus tantos leitores, com uma formatação que venha expressar a alegria que transborda minh'alma em agradecimento.

Elvio compactua desta minha vista e me transporta além do ponto.

Nesta tarde ensolarada (05/01/2012), de calor forte em São Carlos, comigo recolhe retalhos únicos.

A quatro mãos pudemos tecer este que permanecerá em nossas lembranças e realizações. São retalhos de leituras que alcançam vistas além de muitos pontos...

Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário: