________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

domingo, 27 de novembro de 2011

LIVRO DE NEEMIAS - Elinaldo Renovato de Lima

NEEMIAS - "Deus Consola".

Seu próprio nome já tem um significado interessante. Era Deus que dirigia sua vida. Era Deus seu refúgio e consolador em tempos de crise. Neemias era o copeiro do rei da Pérsia -  Artaxerxes.

Não foi ele - Neemias - um líder qualquer. "Foi um lider proativo e espiritual. Não confiou apenas em seus conhecimentos e relacionamentos..."

Como o líder pode ter ânimo e manter-se íntegro em tempos de crise? Como enfrentar oposiição? Como não se deixar enganar pelos inimigos?

Exemplo de personalidade analítica:

  • observava 
  • analisava 
  • meditava 
  • orava 
  • pedia orientação 

É o que falta em muitos que se julgam líderes nos dias atuais.

Neemias o grande reconstrutor dos muros, das portas e da cidade de Jerusalém, razão pela qual na Bíblia  encontramos treze capítulos que formam um livro, no qual detalhes sobre seu trabalho são apontados minuciosamente .

Além disso, a literatura nos aponta vários escritores, como é o caso do Pastor Elinaldo que nos agracia com obra elucidativa, rica em detalhes e respostas a tantas questões controvertidas sobre o papel do líder e liderança.

Ademais, a leitura não esgota o tema, abrindo janelas para novas conjeturas e propostas.
________________________

Renovato, Elinaldo   /  Livro de Neemias: integridade e coragem em tempos de crise.   2ª impressão.   Rio de Janeiro : CPAD, 2011.  

2 comentários:

Anônimo disse...

O livro deve ser execelente. Neste trimestre, estamos estudando, na EBD, a vida de Neemias, comentado pelo mesmo autor, Pr. Elinaldo Renovato.
No entanto, na lição 11, surgiu uma preocupação na colocação do comentaista quanto a guarda do domingo: http://euconhecojesus.blogspot.com/2011/12/o-dia-de-adoracao-e-servico-deus.html

Inajá Martins de Almeida disse...

Ronaldo

Sim, o livro é excelente. Aliás Neemias é aquele personagem que nos inspira à oração, ao trabalho, a lealdade, a liderança, a formação de equipe.
De uma forma abrangente, o autor gravita todo o livro de Neemias, levando-nos a aplicabilidade em nossa vida cotidiana.
Quanto a guarda do domingo, desconheço a lição 11 que vocês estão estudando, mas creio que quanto a guardar um dia - a Bíblia diz o sábado - julgo ser reservado momento para uma comunhão com Deus. Eu as tenho constantemente: quando de uma leitura, percebo meu descanso quando me deixo levar pelas asas poderosas do Altíssimo.
Nossa tradição guarda o domingo. Para mim não há mistério. Jesus disse ser o Senhor do sábado. Não o sábado ou o domingo o seu senhor (o descanso). Esta é a minha opinião.
Caso você se interesse visite o blog http://momentodeler.blogspot.com/, onde tenho alguns textos.