Ao me deparar com o título logo pensei: mais um entre tantos a falar de líderes, liderança, sucesso e aí vai. Mas, o senso crítico, a curiosidade e perspicácia de uma bibliotecária, não pode se ater apenas a um comentário, ou pensamento vago sobre o título, assim, peguei o livro em mãos e comecei a fazer a leitura técnica, passando pela capa, contracapa, a pequena biografia do autor, os capítulos, os comentários de outros escritores e aí afora.
Não havia mais dúvidas, lá estava o livro saindo da livraria e a noite adentrando o universo de nossas leituras - era Elvio e eu que nos deleitávamos com um assunto tão falado, tão escrito, tão estudado, mas sendo retratado de uma forma peculiar que só o universo das palavras pode abstrair. Era outro ponto de vista que alcançava outras tantas vistas.
O próprio escritor aconselhava que o leitor sorvesse as palavras delicada e demoradamente, estudasse, aplicasse os exercícios em seu cotidiano, e lá estávamos nós capítulo por capítulo buscando absorver aquelas palavras para poder colocá-las no nosso dia-a-dia. E seguíamos ávidos seu conselho: "siga pertinazmente o caminho escolhido".
A medida que os tópicos iam sendo declinados: considere o seu trabalho uma excelente oportunidade; considere-se a pessoa mais adequada e competente... um filme rodava em nossas mentes e as experiências vinham a tona e podíamos projetar as mensagens às experiências presentes e futuras.
Eram as palavras que encontravam ecos; era o escritor que atingia a leitora - esta que escreve - quando se podia ver na semelhança da colocação das palavras. Ele - Ailton - então fala sobre si:
Professor de Teologia por opção, Ministro do Evangelho por eleição, Cristão por convicção.
Assim não podia deixar de fazer a escolha. O livro adentrou nosso universo. As palavras encontraram eco e ressonância.
A tônica então apresentada pelo autor para a eficiente liderança é :
"familiarizar-se com a obra a cumprir; evitar atitudes dominadoras, conhecer e ajudar os liderados; não decidir arbitrariamente e dar o exemplo de bem servir a obra".
Ademais, como diz a própria apresentação da obra - este não deve ser apenas mais um entre tantos bons livros de liderança que já existem no mercado literário; e, sim, um incoteste indispensável manual prático de liderança acompanhado de métodos cientificamente comprovados".
____________________________
comentários: Inajá Martins de Almeida
_____________________________________
Carvalho, Ailton Muniz de. Os dez mandamentos de um líder idôneo para o século XXI: o seu sucesso só depende de você! deixe aflorar o seu potencial. / Ailton Muniz de Carvalho. - Osasco, SP: Novo Século Editora, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário