________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A MÚSICA REVELA TRAÇOS DA PERSONALIDADE? David Martins de Almeida Maldonado

Discutir sobre os comportamentos, os sentimentos, os pensamentos e os interesses, cabem a um estudo profundo da personalidade. A musicoterapia, sendo uma prática que visa auxiliar o cliente a atingir determinados estados, também tem o objetivo de compreender a personalidade humana, porém, as bases que possuímos para a sua interpretação, oriundas de uma abordagem psicodinâmica e/ou psiquiátrica, não possuem, de acordo com a literatura atual, uma ligação direta com a musicoterapia e a experiência musical, com os padrões musicais que a pessoa expressa e com a técnica de intervenção musicoterapêutica. Desta forma, o objetivo deste estudo é desvelar quais são os elementos que podem ser interpretados, tanto musicais, quando não-musicais, que dizem respeito ao indivíduo, seus comportamentos e as suas relações interpessoais, notados na sua relação com a música, estabelecendo assim, um vínculo entre a musicalidade e os traços da personalidade. Através de pesquisa bibliográfica, este estudo passa a descrever todos os elementos que envolvem a música e a personalidade. Os principais resultados em consequência deste estudo, complementam a prática clínica na musicoterapia, destacando procedimentos e escalas de avaliação da Musicoterapia Criativa, de Paul Nordoff e Clive Robbins. Uma interpretação da personalidade através de uma abordagem puramente musical é o caminho deste estudo.

Monografia apresentada ao curso de Graduação em Musicoterapia da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - para a obtenção do título de graduado em Musicoterapia. Orientadora Profª Drª Noemi Lang.


David Martins de Almeida Maldonado  - http://www.musicoterapiaclinica.com.br/

______________________________________
postado por Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário: