________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER - Paulo Freire

"Ao ir escrevendo este texto, ia "tomando distância" dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a "leitura" do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da "palavramundo".


http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YHonIEgRp8YJ:ler-e-escrever.blogspot.com/2007/04/importncia-do-ato-de-ler-de-paulo.html+ler,+escrever+e+contar+inajá+martins+de+almeida&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


E nos encontramos nas palavras do grande educador, quando percebemos que nossos universos se encontram no mesmo patamar. "Lemos" a nossa volta antes mesmo de aprender a ler e escrever e passamos a escrever nossas impressões quando delas nos apossamos. Do virtual passado a realidade se torna iminente e entendemos que foram as folhas das árvores que emitiram os sons para nosso deleite, o trinar dos pássaros a gorjear, a água da cachoeira, os trovões, os raios coloridos riscando o espaço, o arco-iris a brilhar provocando êxtase jamais apagados de nossa memória. 
Assim é a leitura que encanta e se torna vício. Acompanha-nos por toda a existência.


Comentário Inajá Martins de Almeida
_________________________

Freire, Paulo.   A importância do ato de ler: em três artigos que se completam  / Paulo Freira.  - São Paulo : Autores Associados: Cortez, 1988.  (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)

Nenhum comentário: