________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 3 de agosto de 2010

EM BUSCA DA EMPRESA QUÂNTICA - Clemente Nobrega

Estar entre livros nos beneficia promover encontros inesperados, muitas vezes. Foi o que aconteceu comigo e o autor. O primeiro olhar foi para a configuração do livro. A capa, o formato diferenciado. Ali percebi que uma atenção especial fora dada por quem dedicava aquelas páginas (quase quatrocentas) - o autor.
Incrível, sobre modo, pensar num físico atuando na área da administração, do marketing. Mas é o que acontece com o autor. Bem sucedido em todos os seguimentos; melhor ainda, lega-nos vasto texto aplicável a empresa do século XXI, tendo em vista sua atuação numa empresa, que segundo próprias palavras, "tão fora do convencional, que convidou um físico, sem nenhuma experiência em administração, para experimentar uma nova oportunidade de carreira".
A leitura é gratificante e envolvente, pois em muitos momentos, percebemos que estamos nas próprias páginas do livro, como protagonistas. 
Quantos de nós temos uma formação e muitas das vezes passamos a atuar em outras áreas, como desafios surpreendentes.
Declinar todos os tópicos, seria quase que impossível; colocar os mais significativos, todos os são, mas encontro como referência a menção que:
 "o diálogo é a base para a construção de empresas vitoriosas" e acrescenta "Diálogo significa "fluir de significado", e essa é a base para a empresa quântica, porque é o reconhecimento da verdade suprema da lógica da nova ciência de que é da relação que surge o significado".  
Melhor do que se possa escrever sobre o livro e o autor, somente lendo, porque, como diz em palavras próprias:

"Este é um livro ambicioso"





(comentários Inajá Martins de Almeida)
______________________________

Nobrega, Clemente.   Em busca da empresa quântica: analogias entre o mundo da ciência e o mundo dos negócios   /  Clemente Nobrega. -  Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. 


Nenhum comentário: