________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A ARTE DE LER - Mortimer J.Adler e Charles Van Doren

Nos vinte e um capítulos que compõe a obra, os autores gravitam nas várias etapas que é necessário percorrer para se chegar ao perfeito entendimento da mensagem contida em todo e qualquer texto. Embora escrito na década de 70, o livro apresenta subsídios interessantíssimos para a atualidade, quando os níveis da leitura são apontados desde antes mesmo da leitura propriamente dita . Do ato a arte, querem os autores demonstrar que à medida em que a leitura vai se aprimorando, os níveis e estágios vão sendo galgados tem o ledor condições de se tornar exigente ao ponto de classificar a leitura, fazer uma radiografia do texto, definir a mensagem do autor, criticar, concordar, ou não, dar uma nova conotação, acrescentar falas ao texto.
Ademais, acrescenta tópicos em que aborda as maneiras de se ler livros de ficção, filosofia, matemática, história e outras áreas por fim a leitura de um mesmo assunto tratada por autores diferentes e o que os bons livros podem fazer por nós.
Do começo ao fim o livro é uma caixa de surpresa. 
Leva-nos ao fantástico universo da leitura em vários ângulos e nos faz querer galgar passos largos.
Leitura essencial.  


comentários Inajá Martins de Almeida

_________________________
Adler, Mortimer J.  e  Van Doren, Charles.  A arte de ler.  /  Mortmer J.Adler e Charles Van Doren;  tradução de José Laurenio de Melo.  edição revista e atualizada.   Rio de Janeiro,  Livraria Agir Editora, 1974.

_________________________________

Veja também

http://escolagermanobrandt.com/todas/dicas-pedagogicas-1-a-arte-de-ler/

POSTADO POR CARLOS FABIANO 0 COMENTÁRIO
Neste ano, daremos início a uma série de postagens com dicas para pais, alunos e membros da comunidade de nossa escola. As postagens serão semanais e abordarão vários temas: educação da imaginação, dicas de estudos, indicação de livros, entre outros.
Para começar, indicamos a excelente obra “A Arte de Ler” (em inglês “How to read a book”), de Mortimer J. Adler, numa primeira edição brasileira da editora Agir, lançada em 1947, com tradução de Inês Fortes de Oliveira. Em 1972, numa edição revista e com participação de Charles Van Doren, o livro foi publicado pela mesma editora Agir, desta vez com tradução de José Laurenio de Melo. Esta versão, com Charles Van Doren, foi também publicada pela editora Guanabara, em 1990, com tradução de Aulyde Soares Rodrigues, e pela editora UniverCidade, em 2000, com tradução de Luciano Trigo, ambas com o título literal de “Como ler um livro”. Todas estas edições são difíceis de encontrar até mesmo em sebos. Todavia, há uma edição mais recente da editora É Realizações intitulada “Como ler livros”, que, embora esgotada, é mais facilmente encontrada em sebos.
Abaixo, comentário de Inajá Martins de Almeida:

“Nos vinte e um capítulos que compõe a obra, os autores gravitam nas várias etapas que é necessário percorrer para se chegar ao perfeito entendimento da mensagem contida em todo e qualquer texto. Embora escrito na década de 70 [em referência à segunda edição da editora Agir], o livro apresenta subsídios interessantíssimos para a atualidade, quando os níveis da leitura são apontados desde antes mesmo da leitura propriamente dita. Do ato a arte, querem os...  continue em ...

Nenhum comentário: