________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A FANTÁSTICA R-EVOLUÇÃO DE UM GERENTE - resenha

Resenhado por Inajá Martins de Almeida

Mais do que um guia para gestão empresarial. O título já nos dá sinais de que o que o autor irá fazer uma verdadeira r-evolução na mente do leitor atento, quando se vale de algumas palavras-chave sugestivas.

Jornalista e repórter experiente nos convida a adentrar o universo fantástico das transformações, das evoluções, das revoluções, da quebra de paradigmas. 

Leva-nos a reflexionar sobre nossas atitudes. Aquela velha postura que nos fez alcançar sucesso, mas que, agora está colaborando para que busquemos por mudanças. Numa revolução interior para que a evolução possa fluir de dentro para fora.

Percebemos que num período de tanta informação, não mais se permite ficar esperando por mudanças nas políticas sócio-econômicas do país, ou mesmo das empresas. E, nas entrelinhas da leitura, o clamor de vozes em uníssono entoa que, aquele que sabe, faz a hora e não espera acontecer. Entretanto, a mudança só pode ocorrer quando nos predispomos a mudar nós mesmos.

Quando o autor nos apresenta o personagem central – Emanuel – com certeza estará contribuindo para que tantos Emanuéis se coloquem como protagonistas. 

O que se vê, todavia é que dentro de cada um de nós, sempre reside o medo, o receio pelo novo, pelo inusitado, pela mudança, tão necessária, porém, somente conseguida através de muita luta e esforço.

Gradativamente pistas são dadas para se fazer uma r-evolução dentro dos velhos conceitos: 

1) Não mais se permite focar o problema, mas a solução; 

2) O medo do desconhecido nos afasta de outros pontos convergentes para as transformações, para as mudanças; 

3) O saber ouvir abre horizontes a novas perspectivas; 

4) Não mais se permite deixar a mente solta em distrações várias; 

5) Saber ouvir o interior, colabora para que transformações ocorram de forma mais célere. 

6) Tudo ao nosso redor é energia, inclusive o pensamento e, ao focarmos o alvo, essa onda se transforma em partícula e se materializa no mundo físico;

7) Que um pensamento sem ação nada mais é do que uma fantasia;

8) Além do mais, de nada adianta ser extremamente criativo, se não for seguido de ação, uma vez que criatividade sem ação jamais chegará à criação. 

Mais fantástico ainda quando nosso personagem descobre que a energia segue o pensamento. Assim, poderia colocar intenção para ampliar a criatividade e a energia seguiria em frente, materializando o pensamento.

Ademais, a era da informação, não mais permitia o distanciamento do conhecimento. E nosso personagem se preocupava com tudo, mas não se ocupava com nada. 

Na realidade o que apenas estava fazendo, era se pré-ocupar com seus medos, seus fantasmas e não ocupava realmente a sua mente com aquilo que poderia fazer a diferença. Até que, num insight percebe que ao deixar a mente fluir solta, o novo pode entrar para depois, sim, usufruir dos dados até então armazenados. Sabia agora calar a mente e apenas se colocar a observar, para então perceber que se encontrava em dificuldade e admiti-la.

Com essa descoberta, dava um passo fundamental para a resolução do problema. Agora estava a caminho da auto-correção, porque só quem procura se auto-conhecer pode se transformar. Pode sair do estágio vítima para adentrar ao estágio de observador de si mesmo. 

Com essa mudança de atitude, pode reaprender a pensar mais positivamente sobre a vida. Ter mais confiança, mais fé nas pessoas e em si mesmo, renegando os medos. 

Iniciava-se um período de reciclagem que jamais terminaria, num profissional que deu a volta por cima.


Leitura agradável, linguagem esmerada, surpreendente. 

Num sábado chuvoso, deitei-me ao sofá e a leitura me absorveu de tal forma que suas páginas foram desfilando uma após outra em meu olhar ávido, permitindo-me apenas me levantar quando a última declinou.

Embora não ocupe, ou tenha ocupado os primeiros lugares nos rankings dos best-sellers, é realmente impossível não se identificar com o percurso efetuado pelo personagem central do livro. 

Para mim um livro imprescindível em nossas bibliotecas.

comentários de Inajá Martins de Almeida

______________________
Filiage, Miguel Ângelo. A fantástica r-evolução de um gerente: a história de um profissional que deu a volta por cima. São Paulo, Editora Gente, 1998. 194 pág.

Nenhum comentário: