________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sábado, 24 de dezembro de 2011

SONHOS 2012


clique na imagem para ampliá-la

_________________________

Greensleeves - W.A.Mozart - intérprete Inajá Martins de Almeida




Filmagem e postagem youtube por Elvio Antunes de Arruda
São Carlos - 24/12/2011
_____________________________________

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ELE ESCOLHEU OS CRAVOS - Max Lucado

Haveria algo que Deus pudesse fazer para ganhar nosso coração? Será que seria preciso Deus se preocupar com isso? Mas com certeza Ele fez.


  • Ele se tornou carne e habitou entre nós
  • Ele nos amou, ainda que imperfeitos e pecadores 
  • Ele sentiu a dor dos cravos dilacerando suas mãos
  • Ele sentiu o sangue escorrer rosto abaixo, provocado por aquela corroa de espinho 
  • Ele se tornou maldito ao se pendurar num madeiro para ganhar nosso coração

Agora é o autor que nos orienta a nos demorarmos "no monte do calvário" e abrirmos o coração para percebermos o sacrifício que Jesus fez por nós.

Haveria amor maior?

Comentários Inajá Martins de Almeida
___________________________

Lucado, Max.   -  Ele escolheu os cravos; o que Deus fez para ganhar seu coração.   /   Max Lucado.   tradução de Carla Mary Ribas de Souza.   22ª ed.   Rio de Janeiro: CPAD, 2008   

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MEU LIVRO INTERIOR - 2012 - Inajá Martins de Almeida

Poucos dias nos separam do ano novo. Logo mais estaremos em 2012. Novas esperanças. novas perspectivas. novos sonhos. Novas rotas apontam nossas expectativas.

"Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver" da escritora americana Anne Lamott, inspiram-me estas linhas. Estou em suas páginas derradeiras, prestes a uma releitura. Em muitas páginas posso me encontrar, quando me fala que suas experiências foram para o papel. 

Houve momentos em que julguei ser necessário apontar minhas próprias vivências, mas retrocedi. Afinal, pensara, a quem poderia interessar a não ser a mim mesma?   

Também pensara em Lampedusa, quando nos dizia ser nossa obrigação a confecção de um diário - nossas memórias, mas é Anne que me inspira agora a estas linhas, complementa que a verdade de nossa experiência só pode ser revelada pela nossa própria voz (pág. 186).

Em outros capítulos me estimula a escrever 300 palavras por dia, pelo menos, mesmo sem inspiração, até que outras possam abrir caminho. Cartas também sugerem um bom estilo de escrita por serem pessoais e informais.

Assim, aqui estou. Não sei bem aonde as palavras vão me conduzir, mas o primeiro passo fora dado. Um novo ano se apresenta. São dias em branco para serem escritos e editados. Sei que tenho muito a contar e quero. Não tenho muito tempo a perder, afinal sei que não viverei outros sessenta anos mais, assim, aguardem-me!

Inajá Martins de Almeida


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O QUE FAZER NO PIOR DIA DE SUA VIDA? - Brian Zahnd

Estranho pensar numa cidade - Ziclague. Pois era lá que Davi, o homem segundo o coração de Deus, sentia-se seguro, aconchegado com seus amigos, seus familiares, suas mulheres. Podia partir para as batalhas, mas sabia para onde poderia voltar sempre.

Entretanto, houve um momento em que Ziclague se tornou em chamas. Toda sua vida se transformou em cinzas. Tudo o que conquistara em minutos fora saqueado. Davi assisti àquele sinistro e pranteia. Não só, mas homens valentes deitam por terra os corpos cansados, exaustos pelas batalhas enfrentadas e choram como crianças.

Mas também percebem que é momento de levantar e partir em busca dos seus pertences e o fazem.

Quem de nós não tem o seu instante de Ziclague.

Se Belém fora "o lugar do começo de Davi, da profecia, e Jerusalém fora onde Davi reinou, o lugar do destino. No entanto, entre o começo em Belém e o desfecho em Jerusalém, Davi teve de superar a provação de Ziclague".

O autor descreve Ziclague como "parte fundamental de nosso crescimento". Que devemos nos lembrar "de que Ziclague não é Belém, o lugar dos começos, nem é Jerusalém, o lugar do desfecho, mas Ziclague é algum ponto no meio do caminho".


Assim, a edificante leitura não nos veio sem motivo ou propósito. O livro fora ofertado pelo Pastor Gildo, na Igreja da Graça em São Carlos, no dia 02 de dezembro de 2011, ao Elvio e logo pudemos absorver as palavras e abstrair alguns trechos para tecer estes retalhos.

"Por que estás abatida, ó minha alma,
e por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda O louvarei.
Ele é a salvação da minha face e o meu Deus. 

Salmo 42.11

Ademais, quando atravessamos nossa Ziclague saqueada e voltamos vitoriosos com nossos despojos em mãos, percebemos as maravilhas de Deus e cantamos como o salmista em êxtase:

"Tornaste o meu pranto em folguedo; 
tiraste o meu cilício e me cingiste de alegria, 
para que a minha glória te cante louvores e não se cale; 
SENHOR, Deus meu, eu te louvarei para sempre".

Salmo 30:11,12

"O pior dia de sua vida pode se tornar o catalisador de um amanhã melhor. Aquilo que foi destinado para destruir você poderá, na verdade, abençoá-lo..."

Sim, com certeza, as investidas do inimigo não prevalecem para aqueles que amam a Deus e gravitam em Sua presença.

comentários de Inajá Martins de Almeida 
_____________________________

Zahnd, Brian   /  O que fazer no pior dia de sua vida?   /   Brian Zahnd;  traduzido por Joel Fontenelle Macedo; prefácio de Jentezen Franklin.   -  Rio de Janeiro: Graça, 2011. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O ADMINISTRADOR DE SONHOS - Matthew Kelly

"Somos todos Administradores de Sonhos". 

"Somos movidos por sonhos".

"Os sonhos nos revigoram".

"Os sonhos são invisíveis, mas poderosos".

"Os sonhos são as visões que moldam a nossa vida".

"Quais são seus sonhos?"

Mattew Kelly
_____________________________

Sonhos... Todos temos sonhos que, na maioria das vezes ficam incubados. Julgamos que o sonhar é fato noturno, ou somente quando estamos a dormir. São irreais.

Sonhos podem e devem ser reais. Se deixamos de sonhar em alguns momentos de nossa vida, temos sim de reanimá-los, não importa em qual instante. 

Numa metáfora o autor nos apresenta Simon, que ao se ver gerenciando uma empresa de limpeza, percebe a rotatividade de funcionários, compactuando para as perdas da empresa.

Em seus sonhos, antevê que "a empresa cumpre seu papel quando ajuda os colaboradores a identificar seus sonhos, dedicar-se a eles e descobrir meios de realizá-los".

Fala-nos forte aos nossos sonhos, quando agradece ao irmão Simon, seu primeiro administrador de sonhos; aquele que o conduziu aos sonhos grandes.

Em suas páginas sabiamente o autor vai nos levando a dar vazão aos nossos sonhos. Um plano então é traçado de maneira a que nos envolvamos com ele ao ponto de percebermos ser possível sonhar, não importa a idade, o momento, a situação financeira. 
  • Faça um Livro de Sonhos
  • Comece a escrever seus sonhos
  • Sonhe sem limites
  • Insira a data nos seus sonhos quando os registrar no livro de Sonhos
  • Coloque novamente a data quando os realizar 

Eu mesma me vejo a parafrasear que  sonhos são para serem sonhados. Sonhos são para serem vividos e me lanço ávida a registrar meus sonhos. Elvio embarca nessa investida, nessa empreitada e juntos caminhamos em busca dos nossos sonhos. Damos início ao nosso LIVRO DOS SONHOS, juntos.    

Inajá Martins de Almeida

___________________________

Kelly, Matthew  -   O administrador de sonhos   /   Matthew Kelly  [tradução de Paulo Polzonoff Jr. ].   Rio de Janiro: Sextante, 2008.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AMOR - Antunes D'Ziclague

clique sobre a imagem
______________________________

Acrilyc on canvas - Notas ao vento -  Elvio A.de Arruda

A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA

O livro, uma compilação de magníficos textos de professores envolvidos com o estudo da literatura e sua aplicabilidade.
Muitos me chamam atenção, mas em especial são os autores referenciados que me fazem tecer sonhos maiores.
Lígia Bojunga relembro o seu livro Feito a mão onde me encontrei, agora é neste trecho que transcrevo que minha mente pode viajar através do livro e perceber quanta troca há entre aqueles que cultuam essa experiência rica e envolvente que o livro proporciona.
Quero compartilhar com meus amigos leitores deste blog este lindo poema

Livro: troca

Para mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim ... adentre a casa de Lígia Bojunga - http://www.casalygiabojunga.com.br/frames/livroatroca.htm


_________________________

A escolarização da leitura literária   /  Aracy Alves Martins Evangelista, Heliana Maria Brina Brandão, Maria Zélia Versani Machado (organizadoras),   -  2.ed.,  1ª reimp.  -  Belo Horizonte  :  Autêntica,  2003.

domingo, 4 de dezembro de 2011

MOMENTO ESPECIAL DE LEITURA


Há encontros somente possíveis através de olhos atentos, pesquisadores incansáveis. Fora o que ocorreu nesta tarde. Elvio encontra menção a frase da autora que ora agradece em forma desta postagem.

O veículo informacional propicia a magia de adentrar lares, quebrar a barreira do espaço inimaginável.

À professora Luciane Zaida meu apreço com carinho 

Inajá Martins de Almeida (bibliotecária e escritora)

clique sobre a imagem

______________________________________________
A ESCOLA QUE QUEREMOS ... acesse o link http://escolaharry.blogspot.com/ 

Percebemos o quanto há professores comprometidos

Informativo Harry - visualize




sábado, 3 de dezembro de 2011

COMO CONSTRUIR A SI MESMO - Valdir Reinoldo Bundchen

Novos tempos. Novas rotas. Novos paradigmas.

É preciso criar caminhos. É preciso estar aberto às transformações quando estas pedem mudanças. Longas reflexões que o autor propõe, quando nos propõe que sejamos nós os construtores do nosso futuro. O arquiteto da obra maior que é nossa vida.

E é o próprio autor que nos diz "que aquele que resiste à mudança, morre por desatualização. Quem se renova se ajusta para os novos tempos. Esta é a lei".


Eis então o novo homem. Aquele "que busca focalizar seus pontos positivos e visualiza unicamente o que pode vir a ser". Porque "é impossível crescer sem inovar".

Entretanto, é o autor que nos orienta de que a grande mudança há que ser a que fazemos de dentro para fora. Temos de querer sobremodo, fazer nosso próprio caminho, buscar as ferramentas para nosso crescimento e daqueles a quem possamos influenciar.

Leitura envolvente, com pontos aplicáveis ao cotidiano pessoal, social e profissional.


Comentários Inajá Martins de Almeida 
___________________________

Bundchen, Valdir Rinoldo  /  Como construir a si mesmo: novos tempos = novos paradigmas.   /  Valdir Reinoldo Bundchen   -  Porto Alegre: AGE, 2. ec. 1998.