Estranho pensar numa cidade - Ziclague. Pois era lá que Davi, o homem segundo o coração de Deus, sentia-se seguro, aconchegado com seus amigos, seus familiares, suas mulheres. Podia partir para as batalhas, mas sabia para onde poderia voltar sempre.
Entretanto, houve um momento em que Ziclague se tornou em chamas. Toda sua vida se transformou em cinzas. Tudo o que conquistara em minutos fora saqueado. Davi assisti àquele sinistro e pranteia. Não só, mas homens valentes deitam por terra os corpos cansados, exaustos pelas batalhas enfrentadas e choram como crianças.
Mas também percebem que é momento de levantar e partir em busca dos seus pertences e o fazem.
Quem de nós não tem o seu instante de Ziclague.
Se Belém fora
"o lugar do começo de Davi, da profecia, e Jerusalém fora onde Davi reinou, o lugar do destino. No entanto, entre o começo em Belém e o desfecho em Jerusalém, Davi teve de superar a provação de Ziclague".
O autor descreve Ziclague como
"parte fundamental de nosso crescimento". Que devemos nos lembrar "
de que Ziclague não é Belém, o lugar dos começos, nem é Jerusalém, o lugar do desfecho, mas Ziclague é algum ponto no meio do caminho".
Assim, a edificante leitura não nos veio sem motivo ou propósito. O livro fora ofertado pelo Pastor Gildo, na Igreja da Graça em São Carlos, no dia 02 de dezembro de 2011, ao Elvio e logo pudemos absorver as palavras e abstrair alguns trechos para tecer estes retalhos.
"Por que estás abatida, ó minha alma,
e por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda O louvarei.
Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.
Salmo 42.11
Ademais, quando atravessamos nossa Ziclague saqueada e voltamos vitoriosos com nossos despojos em mãos, percebemos as maravilhas de Deus e cantamos como o salmista em êxtase:
"Tornaste o meu pranto em folguedo;
tiraste o meu cilício e me cingiste de alegria,
para que a minha glória te cante louvores e não se cale;
SENHOR, Deus meu, eu te louvarei para sempre".
Salmo 30:11,12
"O pior dia de sua vida pode se tornar o catalisador de um amanhã melhor. Aquilo que foi destinado para destruir você poderá, na verdade, abençoá-lo..."
Sim, com certeza, as investidas do inimigo não prevalecem para aqueles que amam a Deus e gravitam em Sua presença.
comentários de Inajá Martins de Almeida
_____________________________
Zahnd, Brian / O que fazer no pior dia de sua vida? / Brian Zahnd; traduzido por Joel Fontenelle Macedo; prefácio de Jentezen Franklin. - Rio de Janeiro: Graça, 2011.