________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

domingo, 2 de janeiro de 2011

QUAL É A TUA OBRA?

No dia 24 de dezembro de 2010, David, Patrícia e Rafaela me presenteiam com mais um livro.

O título 
Qual é a tua obra? 

O autor 
Mario Sergio Cortella,o qual dias antes pudéramos conhecer ao participar de profícua palestra no SESC.

A dedicatória 
"Mãe, que este livro seja fonte de inspiração para a sua vida".

A recepção 
Pode ser mais significativo? Para um dia que tem uma representação marcante em nossas vidas, ser agraciada com um livro (uma bibliotecária sabe muito bem o que isto significa), presente do filho - não há paga maior e melhor.

A percepção
Livro em mãos, mentalmente, sintetizo o conjunto: 
  • o autor - através das entrelinhas do título, subtítulo e da capa; 
  • meu filho - por meio do brilho contagiante do seus olhar 
  • minha pré leitura - silenciada em meu coração, quando, da leitura breve, pude responder a mim mesma, sem cogitar:  - minha melhor obra é você David -  meu filho.
_________________________

A partir do que passo a registrar algumas impressões quando de sua leitura, por sinal, serão muitas releituras.

Logo no subtítulo da obra, o autor nos lança inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética, afinal:

QUAL É A TUA OBRA?
  • Será que é ser reconhecido? 
  • Desenvolver a capacidade de aprender sempre? 
  • Aproveitar as oportunidades? 
  • Conseguir enxergar o outro como outro, e não como estranho? 
  • Ser ambicioso, mas não ganancioso? 
  • Distinguir o que é essencial do que é fundamental?
  • ... 
Cada qual sabe a seu modo e tem suas conjecturas a respeito de si em relação as suas realizações enquanto ser vivente e pensante. 

É possível sentir-se confortável e seguro quando olhamos para nossas próprias obras? ou nos inquietamos, saímos de nossa própria área de conforto e nos aventuramos em busca do mais ante a insatisfação que nos acomete!   

Sim, adentro as entrelinhas e lá me encontro, neste segundo dia do ano de 2011 a projetar minha obra a um futuro focada na sinergia, porque:

"Num mundo que muda com velocidade, se eu não olhar o outro como fonte de conhecimento para mim, independentemente de onde ele veio, de como ele faz, do modo como ele atua, eu perco uma grande chance de renovação".

Porque:


"O outro me renova, nós nos renovamos"

____________________

Cortella, Mario Sergio.   Qual é a tua obra? :  inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética  / Mario Sergio Cortella.  11 ed.  - Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.

_____________

Nenhum comentário: