________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

NÃO ESPERE PELO EPITÁFIO - Mario Sergio Cortella

Encontro no prefácio, Janete Leão Ferraz a escrever sobre o autor:

"Ele é assim mesmo: irônico-humorado, erudito e um "neopensante" contumaz".

Realmente, participamos recentemente de uma brilhante palestra em que o autor faz reflexões e nos coloca a pensar e refletir (confira o link http://blog-inaja.blogspot.com/2010/12/projeto-educacao-em-prosa.html)

O mesmo acontece com o livro o qual "atiça desejos de refletir sobre como é que a vida é... Provoca gentil e deliciosamente, aguça os sentidos. Conduz o leitor para além do lugar comum e desperta o desejo de se buscar sempre e de se encontrar na maioria das vezes".


E tudo flui - panta rei.


Presente de meu filho, nora e neta neste final de ano, a inscrição fala forte ao meu coração quando:


"Mãe, sogra e avó. Para que este livro seja inspiração das obras, e que transcenda, segundo o autor, aquela forma nostálgica e lamentadora de um "eu devia ter..." Beijos... 24/12/2010


Sim, a obra é inspiradora.
Traz consigo o alerta para que repensemos nossos valores.
Utilizemos mais o "nosotros" que nos une aos outros em detrimento ao nós que nos separa dos outros - quando colocamos o nós de uma forma, as vezes, até superior aos outros, porque "afinal, quem são os outros de nós mesmos? O mesmo que somos para os outros, ou seja, outros!... "Nósoutros". Isso sim pode gerar um novo mundo..."


____________________
Cortella, Mario Sergio.   Não espere pelo epitáfío: provocações filosóficas.   /  Mario Sergio Cortella.   -  7ª ed.    - Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.

Nenhum comentário: