________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ORDENAR PARA DESORDENAR - Luiz Milanesi

Para os gregos caos é a ausência de ordem, contrário de cosmos, - universo - a ordem. Assim, a Biblioteconomia distingue-se como estudo científico para ordenar o acervo de bibliotecas, centros de documentação, mesmo particular, valendo-se de instrumentos inerentes, agregados a área em questão: catalogação, classificação e tantos mais.

Interessante frisar que para que haja ordem é necessário a desordem, a partir do que, o autor nos fala que "ordenar o caos das informações é a única possibilidade de dar sentido a um determinado universo informativo".

A utilidade de um documento só fará sentido se estiver devidamente organizado e com orientações para seus usuários, o mesmo ocorrendo para as bibliotecas, centros de documentação, aí ser o bibliotecário elemento facilitador tanto para a organização, quanto para levar o interessado pelo acervo à informação que deseja encontrar. 

Embora estritamente técnico, muitas vezes pessoal, é interessante a leitura para bibliotecários e interessados pela área. 



comentários de Inajá Martins de Almeida

________________

Milanesi, Luiz.   Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas.   /  Luiz Milanesi.   2ª ed.   São Paulo: Brasiliense; 1989.

Nenhum comentário: