________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A ARTE DE SER MESTRE DE SI MESMO PARA SER LIDER DE PESSOAS - Anselm Grun e Friedrich Asslander

Como pode uma pessoa querer ou almejar liderar pessoas se não consegue liderar a si próprio. 
Em nove tópicos, os autores, um monge - Grun - outro economista - Asslander - abordam temas cruciais para ser líder e liderado, desde determinar metas para o trabalho a ser desenvolvido, como os caminhos para o espírito. Interessante abordagem.    
Como sempre, gosto de ressaltar algo que a mim chamou atenção, muito embora, a leitura acresce do começo ao fim, mas quando ele fala da sabedoria e do sábio, parei tempo demorado, principalmente quando: 

"Sábio é aquele que gosta de si próprio, aquele que está reconciliado consigo mesmo." E se vale da palavra latina "Sapiens" para sábio, cujo significado é "alguém que é capaz de sentir o próprio sabor, de degustar a si próprio, alguém que se reconciliou consigo mesmo e com a história de sua própria vida. Por isso em tudo quanto faz ele transmite um "sabor agradável". Anselm Grun

Se os autores não me apresentasse proposta alguma a mais no livro, só por esta mensagem, já teria valido a pena todo o conjunto. Entretanto, não é o que acontece.  



comentários de Inajá Martins de Almeida

_______________________

Grun, Anselm.   A arte de ser mestre de si mesmo para ser líder de pessoas   /  Anselm Grun,  Friedrich Asslander ;  tradução de Carlos Almeida Pereira.   2ª ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. 

Nenhum comentário: