________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

segunda-feira, 21 de junho de 2010

MENTES BRILHANTES, MENTES TREINADAS - Augusto Cury

"A mente humana tem habilidades incríveis",  diz o autor, logo na dedicatória do livro.


Em cinco capítulos magistrais, leva-nos a desvendar o complexo universo da mente; coloca-nos frente à frente com o amor inteligente, ao mesmo tempo em que mostra o despreparo de nossa mente, frente a situações do cotidiano, porém, em contrapartida oferece-nos ferramentas para que fatores adversos possam ser revertidos, ao ponto de nos tornarmos criativos e partícipes da sociedade.


"Sem riscos, os poetas não escreveriam poesias, as crianças não seriam criativas, os cientistas não seriam inventivos, os empresários não seria empreendedores, os amantes não partiriam para o terreno inóspito da conquista..."


Finalmente, compara a existência humana como um complexo texto, de pouca valia para aquele que não sabe interpretar, tampouco ler.

Uma verdadeira sessão de terapia. Momentos de puro encontro com o mais profundo do nosso eu.


Para mim, em especial, o livro e a leitura me foi mais gratificante ainda, uma vez que ganhei o livro de meu filho, sabedor de minha predileção pelo autor. 


O aniversário é de David - meu filho - porém, quem ganhou presentes fora eu: por ser agraciada por Deus quando da maternidade, pelos vinte e oito anos de convívio e aprendizado mútuo fascinante e pelo brilhantismo do livro.


Veja alguns lances da palestra realizada no Teatro La Salle na cidade de São Carlos no dia 26 de agosto de 2010
http://saocarlosemimagens.blogspot.com/2010/08/augusto-cury-palestra-sao-carlos.html

_______________


comentários de Inajá Martins de Almeida
______________________

Cury, Augusto.   Mentes brilhantes, mentes treinadas: desvendendo o fascinante mundo da mente humana.  /  Augusto Cury.   -  2ª ed. -  São Paulo: Editora Academia da Inteligência, 2010 . - (Coleção minutos de inteligência)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA - Augusto Cury

Preparamo-nos tecnicamente para atuar na vida profissional, mas, muitas das vezes não conseguimos trabalhar nosso eu interior, nossas emoções, nossas angústias, nossas decepções, como nos fala o autor de forma magnífica.

"A vida tão bela se torna, assim, uma fonte de angústias". 

 De forma clara, concisa e inteligente, oito códigos nos são apresentados, começando do eu como gestor do intelecto, concluindo com o eu como gestor da emoção, para que possamos atuar como seres pensantes, numa sociedade em que os valores parecem estar invertidos. Além desses, deparamo-nos com quatro armadilhas a que nossa mente esta exposta, as quais nos fazem redefinir nossa conduta na sociedade. 

Um livro para ser lido, estudado, analisado, aplicado em todos os momentos de nossa vida. Um verdadeira sessão de terapia, em pouco mais de duzentas páginas.

Para mim, como leitora, crítica, apreciadora, escritora, ouso dizer que Augusto Cury é um escritor brilhante e fascinante - um dos melhores que já tive oportunidade de ler - além de nos proporcionar ajuda inestimável no trato de nossos conflitos. Ensina-nos a nos despir da timides de meros espectadores, para nos fazer ágeis atores no palco da vida.

Este é Augusto Cury, sempre uma caixinha de surpresa do começo ao fim do livro.

"Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o imenso espaço e disser que domina o mundo e conquistar as mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então terá tempo para se voltar para dentro de si. Nesse momento, compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não dominou o mundo de dentro, os imensos territórios da sua mente".


Veja alguns lances da palestra realizada no Teatro La Salle na cidade de São Carlos no dia 26 de agosto de 2010
http://saocarlosemimagens.blogspot.com/2010/08/augusto-cury-palestra-sao-carlos.html


______________
comentários de Inajá Martins de Almeida

________________

Cury, Augusto.  O código da inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional  /   Augusto Cury.  -  Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil/Ediouro, 2008.    

quinta-feira, 10 de junho de 2010

COMO TER IDÉIAS INOVADORAS - Jim Wheeler

Em oito capítulos o autor nos leva a refletir sobre nosso pensamento - estratégico, convincente, criativo, analítico.

Realmente interessante a colocação do autor, quando nos alerta que a inteligência tem supremacia à força do braço. Assim é válido que o problema seja encarado sob diversos ângulos, para que opções possam fluir.

Abstraí algumas frases que me foram salutares; são óbvias, mas nem sempre as colocamos em prática:

"Quando estamos ancorados em idéias negativas, não conseguimos enxergar as alternativas positivas nas situações".

"Quando você usar as ferramentas do pensamento criativo, criará uma atmosfera agradável em direção à solução do problema e os outros verão como é importante adiar a análise das idéias".  




comentários de Inajá Martins de Almeida

_________________

Wheeler, Jim.   Como ter idéias inovadoras.   /  Jim Wheeler; [tradução Equipe Market Books}.  -  São Paulo: Market Books, 2002

PRO$PERIDADE - Lair Ribeiro

Surpreendente como sempre a leitura do livro. A mim, especificamente já havia lido outro livro do autor, mas este traz muita informação que acresce ao conteúdo.

Em dezenove capítulos o autor nos leva ao mundo mágico da riqueza, à criatividade, à sabedoria, para podermos romper amarras e nos libertar de pesados fardos.

Selecionei algumas colocações do autor, as quais me detive tempo demorado, claro que há muitas mais, mas creio ser o suficiente para esta breve colocação:

"A Prosperidade individual é a harmonia com a Prosperidade do Universo".

"A Prosperidade é um estado mental. Não dependemos do dinheiro para começar a ser prósperos".

E mais ainda, aquelas que sempre me acompanham em todos os momentos:

"Sorte é quando preparação encontra oportunidade". 


"Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve. Para obter algo diferente, você tem que começar a fazer algo diferente..."


comentários de Inajá Martins de Almeida

___________________

Ribeiro, Lair.   Pro$peridade: fazendo amizade com o dinheiro   /  Lair Ribeiro. - Rio de Janeiro: Objetivo, 1992.

DE GUTENBERG À INTERNET - Henrique Gandelman


O autor, advogado, especialista em direito autoral coloca às mãos do leitor um manual prático sobre direitos autorais, para todos quantos querem se expressar através das letras, quer através dos meios digitais, quer em formato livro ou outros. Esgota o assunto, levantando informações que remontam a Grécia, Roma, Gutemberg.

Esclarecedor no tocante a Lei dos Direitos Autorais (LDA/98), a ter como base a obra individual que, por ter as características individuais de seu autor, sob inspiração própria, livremente criada.

Vale a leitura do livro, o qual se apresenta dividido em dez capítulos e anexos com as leis correspondentes ao assunto. 




comentários de Inajá Martins de Almeida

_________________

Gandelman, Henrique.   De Gutenberg à Internet: direitos autorais na era digial   /  Henrique Gandelman.   -  4ª ed. ampliada e atualizada - Rio de Janeiro: Record, 2001. 

ORDENAR PARA DESORDENAR - Luiz Milanesi

Para os gregos caos é a ausência de ordem, contrário de cosmos, - universo - a ordem. Assim, a Biblioteconomia distingue-se como estudo científico para ordenar o acervo de bibliotecas, centros de documentação, mesmo particular, valendo-se de instrumentos inerentes, agregados a área em questão: catalogação, classificação e tantos mais.

Interessante frisar que para que haja ordem é necessário a desordem, a partir do que, o autor nos fala que "ordenar o caos das informações é a única possibilidade de dar sentido a um determinado universo informativo".

A utilidade de um documento só fará sentido se estiver devidamente organizado e com orientações para seus usuários, o mesmo ocorrendo para as bibliotecas, centros de documentação, aí ser o bibliotecário elemento facilitador tanto para a organização, quanto para levar o interessado pelo acervo à informação que deseja encontrar. 

Embora estritamente técnico, muitas vezes pessoal, é interessante a leitura para bibliotecários e interessados pela área. 



comentários de Inajá Martins de Almeida

________________

Milanesi, Luiz.   Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas.   /  Luiz Milanesi.   2ª ed.   São Paulo: Brasiliense; 1989.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A ARTE DE SER MESTRE DE SI MESMO PARA SER LIDER DE PESSOAS - Anselm Grun e Friedrich Asslander

Como pode uma pessoa querer ou almejar liderar pessoas se não consegue liderar a si próprio. 
Em nove tópicos, os autores, um monge - Grun - outro economista - Asslander - abordam temas cruciais para ser líder e liderado, desde determinar metas para o trabalho a ser desenvolvido, como os caminhos para o espírito. Interessante abordagem.    
Como sempre, gosto de ressaltar algo que a mim chamou atenção, muito embora, a leitura acresce do começo ao fim, mas quando ele fala da sabedoria e do sábio, parei tempo demorado, principalmente quando: 

"Sábio é aquele que gosta de si próprio, aquele que está reconciliado consigo mesmo." E se vale da palavra latina "Sapiens" para sábio, cujo significado é "alguém que é capaz de sentir o próprio sabor, de degustar a si próprio, alguém que se reconciliou consigo mesmo e com a história de sua própria vida. Por isso em tudo quanto faz ele transmite um "sabor agradável". Anselm Grun

Se os autores não me apresentasse proposta alguma a mais no livro, só por esta mensagem, já teria valido a pena todo o conjunto. Entretanto, não é o que acontece.  



comentários de Inajá Martins de Almeida

_______________________

Grun, Anselm.   A arte de ser mestre de si mesmo para ser líder de pessoas   /  Anselm Grun,  Friedrich Asslander ;  tradução de Carlos Almeida Pereira.   2ª ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. 

LIDERANÇA COM PROPÓSITOS - Rick Warren

O autor, "líder espiritual mais influente na América", através de um personagem bíblico, Neemias, traz à público um assunto que a todos diz respeito - liderança. Em doze tópicos, analisa passo a passo a trajetória do grande homem empreendedor do passado, fazendo analogias com o presente.
Leitura fantástica e de valor inestimável para nosso tempo. 
O livro todo forma um conjunto harmonioso de aprendizado prático. A mim, sempre chama atenção o trabalho em equipe e, uma frase, não pode ser deixada fora desta minha observação:

"Reunir-se é um bom começo, manter-se juntos é progredir, pensar juntos é ter unidade, e trabalhar juntos é triunfar". Henry Ford




comentários de Inajá Martins de Almeida


vide também no link abaixo - O grande muro 
http://momentodeler.blogspot.com/2010/01/o-grande-muro.html

________________________

Warren, Rick  -  Liderança com propósitos: princípios eficazes para o líder do século XX.  /  Rick Warren: traduzido por Jorge Alberto Russo.  - São Paulo: Editora Vida, 2008.