________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GRANDE FANTASIA TRIUNFAL - Gottschalk - arranjo e interpretação Álvaro Henrique





Louis Moreau Gottschalk, compositor, pianista e regente norte-americano (1829-1869) foi um dos primeiros artistas estrangeiros a empolgar o público brasileiro no tempo de D.Pedro II. A estréia da “Grande fantasia Triunfal” ocorreu no Rio de Janeiro em 1869, num grande concerto, sendo executada por 650 músicos. 


Segundo historiadores, em carta que escreveu para seus amigos nos Estados Unidos, Gottschalk afirmou :“ Os meus concertos no Brasil são um verdadeiro furor… o Imperador, a família Imperial e a Corte não perderam um só dos meus concertos e a minha “Fantasia Triunfal” agradou a D. Pedro II. Cada vez que me apresento, tenho que tocar essa obra… “.

No dia 07 de setembro de 1981, junto ao Monumento do Ipiranga em São Paulo  A Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro foi executada para um publico estimado em 800 mil pessoas, no melhor estilo “gottschalkiano”.
 leia toda a matéria



2 comentários:

Elvio Arruda disse...

Muito bom !!!, Ainda bem que no Brasil ainda tem brasileiros !!
http://arrudart.blogspot.com/

Inajá Martins de Almeida disse...

Sim. Fico feliz quando tenho oportunidade de ver jovens se inspirando e transpirando por levar o melhor de nossa música.
Uma obra composta em homenagem ao imperador D.Pedro II, que o encantava, encanta a nós também.