________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sábado, 6 de março de 2010

O ATO DE ESCREVER COM PROPÓSITO - Inajá Martins de Almeida

Havendo nascido entre lãs, linhas e livros a leitura me levou à escrita e me fez aproximar do escritor.
As palavras foram logo me encontrando... E me escrevendo. E eu lia... E escrevia... E apagava... E voltava a escrever... Por que escrevendo ia me conhecendo e me deixando conhecer, por aqueles que me liam.
E o pensador me dizia:
- “Gosto de escrever, porque gosto de ler o que penso”. (Elanklever)
E ao pensador eu escrevia:
- Gosto de escrever minhas impressões, porque com o passar do tempo, ao lê-las, percebo o quanto elas me foram significativas, principalmente quando as posso compartilhar com aquele que trouxe inspiração maior para a rima dos meus versos, para a expressão da minha prosa.

Livros - Sandro Boticelli
Alessandro di Mariano Filipepi - conhecido como Sandro Botticelli - Florença 1445-1510


Escrevendo posso marcar encontros com meu próprio ser e me descobrir dia após dia. Registrando minha fala, aqueles que por ventura com ela tiver contato, poderão me conhecer melhor.
Uma leitura pode nos remeter a outras tantas, se a necessidade por desvendar e questionar o desconhecido é forte em nós porque, se livros nos tornam livres e podem resgatar sonhos adormecidos, quando um se fecha, uma nova história acontece.
A linha sai das entrelinhas – torna-se artesã das palavras - e vem ocupar os palcos; a ideia central do autor dá novo colorido. A vista vai além do ponto final, pois, ainda que não as registremos no papel, uma caixinha já se abriu em nossa mente e teceu sua impressão. Já nos tornamos artífices da palavra. Daí para ser colocada no papel é apenas questão de propósito, pois como diz Saramago, “somos todos escritores, apenas uns escrevem outros não”.

Texto de Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário: