________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FABIANO DOS SANTOS - O ENCANTADOR DE PALAVRAS

Ouvindo histórias da avó, da mãe e do pai, Fabiano dos Santos, torna-se escritor. Creio que acontece tal fato com muitos de nós, que chegamos aos livros, que levamos nossas linhas a grande rede, ou que simplesmente enchemos cadernos com nossas lembranças e as guardamos no fundo de alguma gaveta.


Eu também tenho um pai que se dedicou a história de personagens e cidades, havendo editado alguns livros, revistas e artigos em jornais.


Uma mãe que nos contava histórias como ninguém - claro na expressão da filha. Além do mais me ensinava também o gosto pelas linhas e lãs através das agulhas.


Assim digo sempre que nas linhas aprendi tanto a tecer trabalhos manuais como tecer palavras. Tornei-me artesã das linhas e das lãs, ao ponto de não mais delas me apartar.


Em determinado momento, vejo-me a escrever que entre livros nasci, entre livros me criei, entre livros me formei, entre livros me tornei, agora não há como separar - o livro sou eu. 


Assim muito me chamou atenção as palavras de Fabiano quando por meio da   entrevista concedida a Regina Ribeiro para o Jornal on line O Povo, diz que :

"Eu tinha uma avó que contava histórias encantando as palavras, um pai que conta histórias sem medir as palavras e uma mãe que lê nas entrelinhas das palavras. Aquilo me encantava e foi vital na minha formação leitora. Tomava suas vozes emprestadas. Mãe lia para a gente dormir, Vó contava para a gente acordar para o mundo e Pai narrava suas aventuras como se sua vida fosse um romance de cordel. Queria ser poeta e fui me tornando leitor assim, embrenhando-se no mundo que mora dentro e fora das palavras. Pois sou daqueles que acreditam que as palavras podem fazer coisas com a gente, mas que também podemos fazer coisas com as palavras". 

O diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional, Fabiano dos Santos  é um cearense que desde menino gosta das palavras...leia a entrevista completa

Nenhum comentário: