________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL - Galeno Amorim (org.)

"Contribuição extraordinária para quem tem qualquer tipo de atuação ou responsabilidades em torno da questão do livro e da leitura no País", uma vez que "investigar o comportamento leitor do brasileiro não é tarefa fácil", diz seus autores.

"Retratos de Leituras no Brasil, originado de pesquisa homônima, convida o leitor a refletir sobre os sentidos socioculturais do ato de ler, tanto na história da sociedade brasileira quanto das sociedades, cujo fundamento é o livro".  

Material substancial para se ter um retrato dos livros e da leitura que está sendo desenvolvida no Brasil. Enquanto há pensamentos que querem colocar a leitura em patamares aquém dos reais, o livro aborda um ângulo em que em época alguma se dedicou tantos esforços para promover o livro e a leitura quanto em nosso tempo. 

Bibliotecas são implantadas, livros editados em larga escala e disponibilizados nas mãos de leitores de forma incontável, através quer de ações governamentais, não governamentais, quer particulares, ou até mesmo da própria comunidade.

Retratos da Leitura - retrato de uma nação leitora - mostra que realmente "uma nação se faz com homens e livros" como exortava o inesquecível Monteiro Lobato.

comentários Inajá Martins de Almeida

____________________________________________

Retratos da leitura no Brasil  /  Organizador Galeno Amorim.  - São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-Livro, 2008.

Nenhum comentário: