domingo, 21 de outubro de 2012

A LEITURA COMO SIGNIFICAÇÃO


Em tempo algum se falou tanto em leitura, em formação de leitores como nos dias atuais. Entretanto, o que percebemos é a necessidade premente em se criar uma massa crítica avaliativa, formadora de opiniões – pesquisadores do conhecimento e aplicadores do mesmo. 

“Quem está lendo está aprendendo” já alertava Monteiro Lobato.

A leitura pura e simples, não reflexiva, embora possa deixar de construir senso avaliativo científico, contribui para conduzir ao hábito.

Mais ainda, não podemos apenas olhar a leitura, como acostumados fôramos aos textos, mas a qualquer dado que nos apresente como fator informativo e lhe atribuir significado – linhas e entrelinhas do texto.

A capacidade analítica dá ao leitor discernimento sobre o que se lê. Possibilita-lhe a co-autoria.

Ao mesmo tempo em que, ao “abrirmos um livro, podemos vislumbrar um horizonte, que vai bem além de qualquer ponto”. (Elanklever), ao término da sua leitura, uma nova história passa a ser tecida com fios de novas palavras. 

É a leitura que saiu das linhas do autor e ocupou o espaço do leitor.

Atingimos a marca das 70.000 visitas. Obrigada leitor amigo. 


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texto, foto e postagem de Inajá Martins de Almeida
21/10/2012